Guia 2024: Como cadastrar ou excluir procuradores no INSS pela internet
Por que usar um procurador no INSS?
Para muitos beneficiários do INSS, a possibilidade de designar um procurador para atuar em seu nome é essencial. Neste guia de 2024, você aprenderá como cadastrar ou excluir procuradores de forma simples e segura diretamente pela internet.
É importante esclarecer que a procuração cadastrada junto ao INSS pode ser particular ou pública. O modelo da procuração particular está disponível no site do INSS e não é necessário reconhecimento de firma das assinaturas: basta que as assinaturas confiram com as dos documentos de identificação apresentados, no momento do requerimento, tanto do beneficiário quanto do procurador.
Já a procuração pública é feita em cartório, quando o beneficiário não é alfabetizado ou caso tenha deficiência visual ou física que o impeça de assinar. Em situações assim, é necessário solicitar ao cartório a procuração para representação perante o INSS e recebimento do benefício. Mas atenção: é importante que o segurado consiga manifestar claramente sua vontade de passar a procuração.
Nos casos em que o beneficiário não consegue mais responder por si, a família precisa solicitar a curatela, para que seja nomeado judicialmente um representante legal. Isso significa que as pessoas civilmente incapazes, com doenças mentais que impeçam a tomada de decisões e necessitam de representante legal, não podem simplesmente nomear um procurador.
O INSS aceita dois tipos principais de procurações: as particulares e as públicas. Cada uma adequada a diferentes necessidades e situações dos beneficiários.
- Procuração particular: A procuração particular é simples de ser realizada, podendo ser preenchida e submetida diretamente no portal do INSS sem a necessidade de reconhecimento de firma, desde que as assinaturas estejam conforme os documentos oficiais.
- Procuração Pública: Para os casos em que o beneficiário não pode assinar ou tem impedimentos severos, a procuração pública torna-se necessária. Este tipo deve ser formalizado em um cartório, garantindo que todas as necessidades especiais do beneficiário sejam respeitadas e claras.
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Como cadastrar e excluir um procurador no INSS online?
Para cadastrar ou excluir um procurador, o beneficiário deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, procurar pelo serviço de procurador e seguir as instruções fornecidas pelo sistema. É necessário apresentar todos os documentos solicitados para validar o processo.
- Entre no sistema do Meu INSS;
- Selecione a opção de gerenciamento de procurador;
- Siga as etapas para a exclusão e confirme a operação.
É vital realizar a alteração de senha após a exclusão do procurador para garantir a segurança de acesso ao sistema. A capacidade de gerenciar procuradores através do portal do INSS oferece uma autonomia significativa para os beneficiários, garantindo uma gestão eficiente e segura de seus benefícios previdenciários.
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