Bolsa FamíliaCaixa TemNotícias

Bolsa Família anuncia fim do app Caixa Tem e redução de benefícios pela metade

Entenda a diminuição dos valores do Bolsa Família

Milhares de beneficiários do programa Bolsa Família estão enfrentando dúvidas sobre os pagamentos do benefício para os próximos meses. Recentemente, foi anunciado que o valor do benefício será reduzido pela metade, deixando muitos surpresos e preocupados. A principal questão agora é: por que o Bolsa Família veio com um valor menor neste mês de maio e o que pode ser feito para reverter essa situação?

A redução no valor do benefício está ligada à nova regra de proteção anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Com a implementação do novo sistema operacional do Bolsa Família, muitos beneficiários que ultrapassaram a renda limite do programa estão recebendo apenas 50% do valor total do benefício. Isso ocorre porque, segundo a medida provisória assinada pelo presidente Lula, as famílias que excederem a renda mensal per capita de R$ 218 entram na regra de proteção e passam a receber apenas metade do benefício.

O programa Bolsa Família atende famílias com renda mensal per capita igual ou inferior a R$ 218, ou aquelas registradas no Cadastro Único, voltado para famílias de baixa renda no Brasil. Se a renda familiar aumentar além do limite estabelecido, a família entra na regra de proteção e continua recebendo 50% do valor total do benefício por até dois anos, desde que a renda per capita não exceda meio salário mínimo.

Bolsa Família
Imagem: Reprodução / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Leia mais: Dúvidas sobre o Saque Calamidade do FGTS: Tudo o que você precisa saber!

O que fazer em caso de redução do Bolsa Família?

Se a sua renda não mudou, mas o benefício foi reduzido, é necessário comparecer ao CRAS mais próximo e solicitar uma atualização no Cadastro Único, alegando que há informações incorretas registradas no sistema. É essencial manter os dados atualizados para garantir a correta concessão dos benefícios.

Este anúncio impacta diretamente a vida de muitas famílias que dependem do Bolsa Família para seu sustento. A atualização e o entendimento das novas regras são fundamentais para que os beneficiários possam tomar as medidas necessárias e garantir que recebam o benefício a que têm direito. Compartilhe esta informação com amigos e familiares para que mais pessoas estejam cientes das mudanças e saibam como proceder.

Para mais informações e atualizações, continue acompanhando nossos canais e não se esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma dica importante.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Angela Schmidt

Angela é uma especialista em benefícios sociais que compartilha informações detalhadas sobre o Bolsa Família, CRAS, CadÚnico e diversos programas do governo. Ela ajuda você a entender e acessar seus direitos com facilidade e eficiência, garantindo que você obtenha o suporte necessário de maneira clara e prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo