Saiba como receber o Vale Gás em julho: Passo a passo + inscrição!
Vale Gás 2024: Como manter o benefício ativo e garantir o auxílio mensal
O Vale Gás, programa do Governo Federal destinado a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade a adquirir botijões de gás de cozinha, continua facilitando o dia a dia de muitos brasileiros neste ano de 2024. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que preencham os critérios específicos de elegibilidade possuem direito a este suporte fundamental.
Para garantir que não haja interrupções no recebimento do benefício, é imprescindível manter os dados no CadÚnico sempre atualizados e ficar atento às datas de pagamento, que são regularmente divulgadas pelo Ministério da Cidadania. Este cuidado garante a continuidade da assistência sem contratempos.
Como se inscrever para o Vale Gás?
O procedimento para se inscrever e ser um beneficiário do Vale Gás é simples. Inicialmente, é necessário estar cadastrado no CadÚnico. A inscrição pode ser realizada de duas maneiras:
- De forma presencial, em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhadas pelo Brasil.
- Online, através do site oficial do CadÚnico, onde o interessado deve clicar em “Fazer Inscrição” e preencher o formulário disponibilizado.
Além do cadastramento, para a concessão do benefício, é necessário que o interessado tenha uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, que corresponde a R$ 606,00 em 2024. Também é critério não possuir outros imóveis residenciais registrados em seu nome ou de qualquer membro da família.
Leia mais: INSS: Pagamento de junho + 50% extra para aposentados em 2024! Não perca!
Quais são os critérios de elegibilidade do Vale Gás?
Os critérios para ser elegível ao Vale Gás não são complexos. Veja abaixo os principais:
- Estarem cadastrados no CadÚnico.
- Renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo.
- Haver um membro da família designado como responsável pelo recebimento do benefício.
- Não possuir propriedades adicionais em seu nome ou nome dos familiares.
Vale ressaltar que famílias em extrema pobreza, com renda per capita mensal abaixo de R$ 261,00, têm o privilégio de receber o benefício em dobro, fornecendo uma ajuda ainda maior para o sustento do lar.
Como consultar o saldo e acompanhar o benefício?
Para aqueles que já são beneficiários e desejam consultar o saldo do Vale Gás ou verificar o histórico de pagamentos, o processo é bastante facilitado. O Governo Federal disponibiliza algumas ferramentas para isto:
- O aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos.
- O site do Ministério da Cidadania, acessível pelo link aqui.
- Telefonando para o número 0800 726 0204, que é um canal direto para solução de dúvidas e consultas rápidas.
Mantendo a documentação em dia e cumprindo os critérios estabelecidos, garantir o recebimento do Vale Gás se torna um processo tranquilo, promovendo maior segurança e bem-estar para as famílias que dependem desse suporte cada mês. Assegure-se de seguir as orientações e manter seu cadastro atual para desfrutar desse importante benefício!
Imagem: Agência Brasil / Marcello Casal / Arte: Benefícios para Todos