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Nova Carteira De Identidade: Moradores revoltados com falta de horários! Descubra o que fazer!

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem gerado grande preocupação entre os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana devido à dificuldade em agendar a emissão do documento. Sendo assim, a indisponibilidade de horários tem provocado frustração e muitas reclamações.

Ao tentar agendar a emissão da nova identidade, muitos cidadãos se deparam com a mensagem de que não há horários disponíveis. Na última quarta-feira (5), o sistema não oferecia datas até o fim do mês em nenhuma das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Belo Horizonte, incluindo Aeroporto de Confins, Barreiro, Venda Nova e Praça Sete, além de outras cidades da Região Metropolitana.

Falta de horários para emitir identidade

Homem segurando cartão branco
Imagem: Pixabay / pexels.com

Marcilene Romão, uma doméstica que tenta agendar na UAI da Praça Sete, expressou sua frustração: “Minha identidade está vencida e eu preciso com urgência tirar uma nova, mas está muito difícil, tanto no site quanto no aplicativo.” Nas redes sociais, muitos moradores também relatam dificuldades semelhantes, refletindo uma insatisfação generalizada.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), responsável pela emissão do documento, informou que a alta demanda tem causado a indisponibilidade de horários, mas garantiu que o sistema está operando normalmente e que todas as vagas disponibilizadas são preenchidas.

A PCMG afirmou que a capacidade de atendimento será ampliada nos próximos meses, com treinamentos adicionais para melhorar o serviço. Informações falsas sobre a validade e a gratuidade da nova carteira também circulam nas redes sociais.

A delegada Danielle Aguiar, coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, esclareceu que a carteira antiga é válida até 2032 e que a primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, não havendo necessidade de urgência para requerê-la.

Urgência

Para casos de urgência, o cidadão pode enviar um pedido através do “Fale Conosco” no Portal MG, explicando o motivo da urgência e anexando a documentação necessária. O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, afirmou que essas solicitações serão verificadas para possível agendamento emergencial.

A CIN, criada por decreto presidencial em fevereiro de 2022, visa unificar os documentos de identificação em nível nacional, dificultando crimes de falsidade ideológica. A primeira via é gratuita e a segunda via custa R$ 105,59, exceto em casos de hipossuficiência, roubo ou furto, onde há isenção.

A validade do novo documento varia conforme a idade do portador, garantindo maior segurança e eficiência. Enquanto a situação não se normaliza, os cidadãos devem manter-se informados e evitar disseminar notícias falsas. Persistência e paciência são essenciais para garantir o acesso a este documento essencial.

Imagem: Pixabay / pexels.com

Angela Schmidt

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