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Ainda não RECEBEU O PAGAMENTO DO INSS? Saiba o que fazer

Se você está esperando o pagamento do INSS e ainda não o recebeu, a ansiedade pode ser grande e as dúvidas, muitas. A situação pode ser frustrante, especialmente quando o pagamento é crucial para suas finanças e planejamento. Neste guia, vamos explorar os passos a serem seguidos quando o pagamento do INSS não aparece como esperado.

Desde verificar o status do seu benefício até os canais adequados para buscar ajuda, aqui você encontrará as informações necessárias para resolver a situação e garantir que seus direitos sejam respeitados. Vamos entender como agir para solucionar o problema e restabelecer a tranquilidade financeira.

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O que é o Serviço de Solicitação de Pagamento do INSS?

imagem mostra celular com logotipo do INSS em cima de mesa com cédulas de dinheiro e cofre de moedas em formato de porco
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O serviço de solicitação de pagamento do INSS permite que você reivindique valores de benefícios não recebidos ou reative um benefício que esteja suspenso ou cessado.

Todo o processo pode ser feito online, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

Quem pode utilizar este serviço?

Este serviço está disponível para qualquer pessoa que receba um benefício do INSS e esteja enfrentando problemas com pagamentos pendentes ou benefícios suspensos.

Como solicitar?

  1. Acesse o Meu INSS:
  2. Inicie um novo pedido:
    • Clique em “Novo Pedido”;
    • Procure por “solicitar emissão de pagamento” na lista.
  3. Selecione o serviço:
    • Escolha o nome do serviço/benefício relacionado ao seu caso;
    • Leia atentamente as instruções exibidas na tela e siga as orientações para finalizar a solicitação.

Em caso de dificuldade ou se as plataformas digitais estiverem fora do ar, ligue para 135. O tempo estimado de espera é de até 5 minutos.

Documentação necessária

Para solicitar a regularização ou reativação do benefício, você precisará de:

  • Documentos obrigatórios:
    • CPF;
    • Número do benefício.
  • Se for procurador ou representante legal:
    • Procuração pública ou particular (modelo do INSS);
    • Termo de representação legal (tutela, curatela ou guarda);
    • Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

É importante mencionar que o recebimento da resposta pode levar em média 45 dias corridos.

Informações adicionais

Este serviço gratuito é uma iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para mais informações ou dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

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