Se você está enfrentando a suspensão ou o encerramento do seu benefício, saiba que existe um caminho para resolver essa situação e retomar o suporte necessário. A reativação pode parecer um processo complicado, mas com as informações corretas, você pode navegar por ele com mais facilidade.
Neste guia, explicaremos os passos para solicitar a reativação do seu benefício. Muitos não sabem, mas a reativação pode ser realizada sem sair de casa. A seguir, veja como fazer esse processo de forma simples e eficiente.
Leia também:
Novo aplicativo do INSS acelera aprovação de benefícios: Saiba mais
O que é a Reativação de Benefício?
A reativação de benefício é um procedimento para restaurar um benefício do INSS que foi suspenso ou encerrado.
O processo é realizado online, eliminando a necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.
Quem pode solicitar a reativação?
Qualquer pessoa que tenha um benefício do INSS suspenso ou encerrado pode solicitar a reativação.
Passo a passo para solicitar
- Acesso ao Portal Meu INSS:
- Documentação Necessária:
- Obrigatória:
- Número do CPF;
- Número do benefício.
- Se você for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador.
- Obrigatória:
Canais de atendimento
Caso encontre dificuldades com o sistema online, você pode utilizar os seguintes canais:
- Telefone: Ligue para 135. O tempo de espera é de até 5 minutos;
- Site: Acesse o site do Meu INSS para mais informações.
Acompanhamento do pedido
Para acompanhar o status da sua solicitação, comece acessando o portal “Meu INSS”.
Em seguida, clique em “Consultar Pedidos”. Depois, localize seu processo e clique em “Detalhar” para visualizar mais informações.
É importante mencionar que a reativação pode levar até 30 dias corridos. Lembre-se: este serviço é gratuito para o cidadão.
Imagem: fizkes / shutterstock.com