Restituição do IRPF: Último lote será pago em setembro; Confira os detalhes
A Receita Federal está prestes a liberar o último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, marcado para setembro. Este último pagamento atenderá especialmente aos contribuintes que enviaram suas declarações mais tarde ou corrigiram erros em suas declarações.
Até agora, mais de 25 milhões de brasileiros já foram beneficiados, e este último lote é destinado a aqueles que não foram contemplados nos pagamentos iniciais.
Leia mais:
Isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 2 salários mínimos em risco com orçamento de 2025
Detalhes do último lote
Quem receberá neste lote?
O último lote da restituição de 2024 incluirá, em sua maioria, contribuintes que não tinham prioridade legal. No início do calendário, os primeiros lotes foram direcionados prioritariamente a grupos como idosos e pessoas com deficiência.
Agora, os beneficiários serão, em sua maioria, aqueles que enviaram suas declarações no final do prazo ou fizeram correções após o envio inicial.
Datas de pagamento
O calendário de restituição do IRPF de 2024 prevê cinco lotes ao longo do ano. O pagamento final está programado para o último dia útil de setembro, seguindo o cronograma estabelecido:
- 1º Lote: 31 de maio
- 2º Lote: 28 de junho
- 3º Lote: 31 de julho
- 4º Lote: 30 de agosto
- 5º Lote: 30 de setembro
A Receita Federal realiza os depósitos sempre no último dia útil de cada mês e abre a consulta para verificação dos contemplados uma semana antes do pagamento.
Como consultar o pagamento da Restituição do IRPF
Passos para consulta
Os contribuintes podem verificar se foram incluídos no último lote de restituição a partir das 10h do dia 23 de setembro. Para realizar a consulta:
- Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
- Clique em “Consultar minha restituição” e selecione “Iniciar”;
- Preencha os campos solicitados: número do CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração.
Quem pode estar incluído?
O último lote pode contemplar aqueles que:
- Enviaram a declaração próximo ao final do prazo;
- Corrigiram erros após o envio inicial;
- Não possuem prioridade legal;
- Estão recebendo restituição residual.
A liberação deste último lote é uma oportunidade para que os contribuintes que não foram atendidos anteriormente possam regularizar sua situação. Para mais informações sobre a restituição do IRPF de 2024, consulte o portal da Receita Federal e acompanhe as atualizações.
Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com