Bolsa FamíliaNotíciasProgramas Sociais

Ainda é possível se inscrever no Bolsa Família para receber em setembro?

Com o governo federal se preparando para retomar os pagamentos do Bolsa Família, surge a dúvida: ainda há tempo para se inscrever e receber o benefício a partir de setembro?

A partir do próximo dia 17, o maior programa de transferência de renda do Brasil começará a atender mais de 20 milhões de pessoas.

Leia mais:

Bolsa Família de setembro poderá ser pago aos sábados? Veja detalhes

Como funciona o processo de inscrição?

Bolsa Família
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome esclarece que não há um processo de inscrição direta para o Bolsa Família. A seleção dos beneficiários é baseada em dados do Cadastro Único (CadÚnico), onde são escolhidas pessoas com renda per capita de até R$ 218 e com registros atualizados.

Segundo a pasta, mesmo aqueles que atendem aos critérios não têm garantia imediata de inclusão no programa. A inclusão depende da disponibilidade orçamentária e da seleção feita mensalmente pelo ministério.

Ainda dá tempo de receber em setembro?

De acordo com o MDS, a seleção para o mês de setembro já foi concluída e a folha de pagamentos está fechada.

A confirmação é que as informações referentes a setembro já estão disponíveis no aplicativo oficial do Bolsa Família, permitindo aos usuários verificar se foram selecionados para esta fase de pagamentos.

Oportunidades futuras para inscrição

Se você não foi selecionado para receber em setembro, não se desespere. O processo de seleção do Bolsa Família é contínuo, o que significa que há oportunidades de inclusão nos meses seguintes. A cada mês, o ministério realiza uma renovação dos beneficiários, o que pode abrir espaço para novos inscritos.

A recomendação é manter o aplicativo oficial do Bolsa Família sempre atualizado para acompanhar as novas seleções e oportunidades de inclusão no programa.

Calendário de pagamentos de setembro

Os pagamentos do Bolsa Família em setembro começarão no dia 17. O calendário de liberação é baseado no final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Veja a seguir o cronograma:

  • Final 1: 17 de setembro (terça-feira)
  • Final 2: 18 de setembro (quarta-feira)
  • Final 3: 19 de setembro (quinta-feira)
  • Final 4: 20 de setembro (sexta-feira)
  • Final 5: 23 de setembro (segunda-feira)
  • Final 6: 24 de setembro (terça-feira)
  • Final 7: 25 de setembro (quarta-feira)
  • Final 8: 26 de setembro (quinta-feira)
  • Final 9: 27 de setembro (sexta-feira)
  • Final 0: 30 de setembro (segunda-feira)

Para os usuários em cidades em situação de emergência ou calamidade pública, o benefício será liberado antecipadamente, começando já no dia 17 de setembro.

Imagem: Lyan Santos / MDS

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo