Prepare-se para as Eleições 2024: Tire suas dúvidas sobre a votação deste domingo (6)
Neste domingo, 6 de outubro, mais de 155 milhões de eleitores brasileiros se dirigem às urnas para participar das eleições municipais de 2024, onde serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 cidades. Com um número expressivo de cidadãos habilitados a votar, é fundamental estar bem informado sobre os procedimentos, horários e documentos necessários para garantir que sua participação seja efetiva. A seguir, reunimos as principais informações que você precisa saber para aproveitar este momento cívico com confiança e clareza.
Leia mais:
Prova de vida no INSS: Boato sobre comprovante de votação é desmentido
Horários de votação: quando começa e termina?
A votação se inicia às 8h (horário de Brasília) e, para garantir a participação de todos, os horários variam conforme a localidade. No Acre e em 11 municípios do Amazonas — incluindo Amaturá, Atalaia do Norte, e Tabatinga — a votação começa às 6h, enquanto em outras regiões do Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os eleitores devem se dirigir às urnas às 7h.
O encerramento das votações também varia: nos estados que seguem o horário padrão de Brasília, as seções fecham às 17h. No Acre e nas localidades mencionadas anteriormente, a votação termina às 15h, enquanto o restante dos estados da Região Norte fecha às 16h.
Quando inicia a apuração dos votos?
A apuração dos votos tem início assim que as urnas começam a ser entregues à Justiça Eleitoral, logo após o fechamento das seções eleitorais, às 17h.
Os primeiros resultados serão divulgados assim que os votos forem apurados, ou seja, logo após esse horário.
O que pode levar para a cabine de votação?
Na cabine de votação, o eleitor pode levar apenas um papel com os números dos candidatos em que irá votar. É importante ressaltar que itens como celulares e equipamentos eletrônicos são proibidos.
Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que, antes de se dirigir à cabine, o eleitor deve entregar seu celular e outros dispositivos eletrônicos ao mesário, que os devolverá após a votação.
Quais documentos são necessários para votar?
Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. As opções válidas incluem carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, entre outros. Vale lembrar que o título de eleitor físico não é obrigatório, embora contenha informações úteis como zona e seção eleitoral.
Aqueles que já realizaram a coleta de biometria podem votar utilizando apenas o aplicativo e-Título. Para quem não fez a biometria, a boa notícia é que ainda pode participar das eleições normalmente.
Segundo turno: cidades em destaque
Nesta eleição, 103 municípios, incluindo as 26 capitais, poderão ter um segundo turno na disputa pelas prefeituras. Isso ocorre nas cidades que possuem mais de 200.000 eleitores registrados. Entre elas, destacam-se Ananindeua (PA), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). O segundo turno está agendado para 27 de outubro.
Com estas orientações, esperamos que você se sinta preparado para participar ativamente do processo democrático em sua cidade. A sua voz é fundamental para moldar o futuro das administrações locais!
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com