Notas do CNU, o ‘Enem dos Concursos’, saem nesta terça
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, terá suas notas finais divulgadas nesta terça-feira (8), às 10h.
O governo federal liberará os resultados das provas objetivas e a nota preliminar da avaliação discursiva, além de permitir que os participantes acessem a imagem digital de suas provas escritas.
Leia mais:
Não votou? Entenda os possíveis impedimentos para concursos públicos
Acesso aos resultados e convocação para envio de títulos
Os candidatos poderão também consultar um extrato do resultado, que detalhará a composição das notas obtidas em cada prova. Para acessar essas informações, os participantes devem visitar a página de inscrição, realizar login no portal gov.br e clicar na “Área do Candidato”. É importante lembrar que, até o momento, a divulgação das notas do bloco 4 está suspensa devido a uma decisão liminar da Justiça do Distrito Federal.
Além da divulgação das notas, os candidatos selecionados para o envio de títulos (pós-graduação, mestrado e doutorado) também serão convocados nesta data, uma etapa que influenciará a nota final em alguns cargos. Os participantes terão até quarta-feira (9) para solicitar a revisão dos resultados da prova escrita.
Como funcionará a divulgação das notas?
Os candidatos de nível superior terão acesso ao número de acertos, às notas e às notas ponderadas das provas objetivas de conhecimentos gerais. Nas provas de conhecimentos específicos, onde os temas possuem pesos variados, os candidatos poderão consultar a quantidade de acertos e a nota obtida em cada área temática.
Adicionalmente, será exibida a nota final e ponderada das provas específicas. Para a prova discursiva, os resultados incluirão:
- Desempenho em conhecimentos específicos (50% da nota);
- Desempenho em conhecimentos gramaticais (50% da nota);
- Total obtido a partir da soma das duas notas.
Os candidatos também poderão verificar o resultado para cada cargo em que se inscreveram, acessando a seção “Situação do cargo” no extrato.
Os candidatos de nível médio terão acesso ao número de acertos em cada disciplina das provas objetivas (língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira) e às notas total e ponderada. Para aqueles que tiveram suas redações corrigidas, as notas também serão apresentadas, com 100% dos critérios focados na avaliação gramatical.
Os convocados para a prova de títulos deverão enviar a documentação necessária entre quarta e quinta-feira (9 e 10 de outubro). Os que não cumprirem esse prazo receberão nota zero nessa etapa classificatória.
Critérios de classificação no CNU
A classificação final dos candidatos considera a nota mais alta, tanto para a ampla concorrência quanto para as vagas destinadas a grupos específicos, como negros, indígenas e pessoas com deficiência. A lista será organizada para cada órgão, cargo e especialidade, respeitando as cotas: 20% para candidatos negros, 5% para candidatos com deficiência e 30% para candidatos indígenas nos cargos da Funai.
O processo de classificação seguirá as preferências de cargos selecionadas pelos candidatos durante as inscrições. Caso um candidato seja aprovado em sua primeira opção, ele será eliminado das demais, não entrando na lista de espera.
Com o CNU, o governo federal centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a contratação de servidores públicos em diferentes órgãos, um marco na realização de concursos públicos. Nesta edição, estão disponíveis 6.640 vagas em 21 órgãos, com 2,1 milhões de inscritos, dos quais menos da metade, cerca de 970 mil, compareceram às provas.
Cronograma importante
- Solicitações de revisão das notas da prova discursiva: 8 e 9 de outubro;
- Envio dos documentos de titulação: 9 e 10 de outubro;
- Publicação dos resultados das revisões da prova discursiva: 17 de outubro;
- Avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência: de 17 a 25 de outubro;
- Verificação das condições declaradas para candidatos negros e indígenas: 2 e 3 de novembro;
- Data prevista para a divulgação dos resultados finais: 21 de novembro.
Imagem: Joel Rodrigues / Agência Brasília