Governo abre 10 mil vagas para mães receberem auxílio mensal de R$ 300; confira os passos
O governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (8), a abertura de 10.165 novas vagas para mães de baixa renda no programa Mães de Pernambuco, que oferece um auxílio mensal de R$ 300. Desde o seu lançamento em março, a iniciativa já beneficiou mais de 99 mil mulheres.
As inscrições para o novo ciclo estão abertas até 29 de outubro e podem ser feitas online. As selecionadas começarão a receber o benefício até o quinto dia útil de novembro.
Leia mais:
Atenção no Bolsa Família: Como filhos maiores de 18 anos impactam o benefício de mães solteiras
Requisitos para participação
Para se qualificar para o auxílio, as mulheres devem atender a uma série de critérios, incluindo:
- Ser a responsável pela família;
- Residir em Pernambuco;
- Ser beneficiária do Bolsa Família com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
- Estar gestante, ser mãe ou responsável por uma criança de até 6 anos;
- Não ter vínculo empregatício formal.
Este é o quarto ciclo de confirmação do programa e, segundo o governo, ele foi aprimorado com uma atualização nos dados do CadÚnico até julho de 2024, permitindo um mapeamento mais eficaz das mulheres em situação de vulnerabilidade no estado.
Cadastramento e inscrições
As interessadas podem se inscrever pelo site oficial do programa. O processo é simples:
- Acesse o site e insira o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento;
- O sistema, automaticamente, informará se a mulher está elegível e dentro das vagas. Caso positivo, basta confirmar a intenção de participar. Se não houver vagas disponíveis, será informada a posição na fila de espera;
- Os cartões para recebimento do benefício serão entregues na residência das beneficiadas. Se a entrega não ocorrer, o valor poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de um documento com foto.
- O auxílio também pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, as mulheres podem entrar em contato com a Ouvidoria Social através do e-mail [email protected] ou pelo telefone gratuito 0800.081.4421, fornecendo nome completo, CPF e NIS.
Ações das prefeituras
Além do cadastramento online, as prefeituras de Pernambuco estão realizando uma busca ativa para identificar e cadastrar mulheres que têm direito ao programa, ampliando o alcance e a eficácia da iniciativa.
O programa Mães de Pernambuco se destaca como uma importante ferramenta de apoio às mães em situação de vulnerabilidade, proporcionando um alívio financeiro em um momento crítico.
Imagem: Freepik