Auxílio-DoençaINSSNotícias

Correios passam a receber pedidos de auxílio-doença do INSS

Em um esforço para ampliar o acesso aos serviços previdenciários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou uma nova parceria com os Correios, permitindo que pedidos de auxílio-doença, ou benefício por incapacidade temporária, possam ser realizados em mais de 2,6 mil agências em todo o Brasil. A iniciativa visa facilitar o processo de solicitação de benefícios, especialmente para aqueles que não possuem acesso à internet ou encontram dificuldades com o uso de plataformas digitais.

Leia mais:

Saiu edital! Concurso dos Correios abre 8.443 vagas para nível médio

Ampliação do acesso ao auxílio-doença

auxílio-doença
Imagem: Andy Dean Photography / shutterstock.com

A parceria, formalizada em Brasília com a presença dos presidentes do INSS, Alessandro Stefanutto, dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, busca agilizar o tempo de resposta e aumentar a proximidade dos segurados com os serviços do INSS.

A medida permite que os trabalhadores possam solicitar o auxílio-doença diretamente nas agências dos Correios, onde os funcionários estão habilitados para preencher a documentação necessária no sistema do INSS.

A novidade promete beneficiar principalmente quem enfrenta dificuldades de acesso à internet ou reside em regiões com serviços limitados. De acordo com Stefanutto, com a ampliação do acordo com os Correios, os segurados que não têm acesso à internet e encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo terão mais essa comodidade: serem atendidos mais próximo de casa.

Caminhos para solicitação

Além das agências dos Correios, os segurados ainda podem recorrer a outros canais para solicitar o auxílio-doença. O serviço também está disponível em 1,6 mil agências do próprio INSS, pelo site ou aplicativo do Meu INSS e por meio da Central 135. Aqueles que optarem pela solicitação via Central 135 têm um prazo de cinco dias para apresentar a documentação exigida.

A possibilidade de fazer a solicitação por meio dos Correios inclui o uso da ferramenta Atestmed, que permite a análise da documentação médica de forma ágil e segura.

Desde sua reformulação em julho de 2023 até setembro de 2024, foram realizados mais de 4 milhões de requerimentos de auxílio-doença via Atestmed, dos quais mais de 2 milhões foram concedidos, o que representa 78,66% dos benefícios concedidos no período.

Envio de documentos e exigências

Além de poderem solicitar o auxílio-doença, os segurados também poderão utilizar as agências dos Correios para o cumprimento de exigências, ou seja, o envio de documentos ou informações pendentes para a concessão de qualquer benefício previdenciário. Isso inclui tanto os benefícios por incapacidade temporária quanto outros auxílios do INSS.

Essa iniciativa, testada inicialmente em Fortaleza como projeto-piloto, será expandida ao longo do próximo ano, aumentando ainda mais o alcance dos serviços previdenciários e a agilidade nos processos.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo