Notícias

Black Friday: Correios lançam operação para atender altas demandas

A Black Friday, marcada para o fim de novembro, promete novamente aquecer o setor de comércio eletrônico brasileiro, e os Correios se preparam para atender uma demanda sem precedentes. A estatal projeta um aumento de cerca de 10% no volume de entregas em comparação ao mesmo período de 2023, prevendo uma movimentação financeira estimada em R$ 8 bilhões. Com uma campanha robusta e novos recursos logísticos, a empresa reforça seu compromisso em apoiar o setor durante o pico anual de vendas, visando oferecer eficiência e segurança em todas as entregas.

Leia mais: Promoções da Black Friday: Saiba onde já estão disponíveis e como encontrar ofertas

Parcerias fortalecidas com pequenos e médios empreendedores

No evento de lançamento da operação especial para a Black Friday, realizado em São Paulo, os Correios reuniram mais de 200 parceiros comerciais, entre eles uma grande quantidade de pequenos e médios empresários.

Esta parceria é estratégica para a estatal, que reconhece o papel essencial dos empreendedores de menor porte no crescimento das vendas online.

Operação de grande escala e segurança nas entregas

black friday
Imagem: New Africa / shutterstock.com

Com o aumento do volume de mercadorias, a segurança das entregas se torna uma preocupação prioritária para a estatal, especialmente em áreas de risco.

Paulo Penha, diretor de operações dos Correios, destacou o uso de escoltas para cargas em regiões com histórico de furtos, além de tecnologias avançadas de monitoramento de risco para garantir a integridade das encomendas.

“Então, para a gente, cada pacote importa e o prazo que é ofertado e o acompanhamento dos objetos têm o mesmo padrão”, afirmou Penha.

Expansão na Capacidade de Atendimento com Apoio Internacional

Empresas como AliExpress, Arezzo&Co e Mercado Livre também estão entre as parceiras que compartilham expectativas otimistas para a Black Friday. Essas gigantes do comércio eletrônico se mobilizam para dobrar o fluxo de mercadorias, fortalecendo a importância da parceria com os Correios.

A AliExpress, por exemplo, já se prepara para operar com uma média de 14 aviões cargueiros semanais para atender à alta demanda, sublinhando o papel crucial da logística eficiente durante o período de compras intensas.

Crescimento do e-commerce e as expectativas para a Black Friday

Desde o início da pandemia, o e-commerce brasileiro passou de um mercado de R$ 50 bilhões anuais para mais de R$ 200 bilhões, estabelecendo uma nova norma no varejo nacional. Em 2023, o crescimento foi mais modesto, mas ainda assim o setor tem grandes expectativas para o final do ano.

Um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo destaca que as vendas online ainda concentram-se principalmente no Sudeste, onde São Paulo responde por metade das transações.

A Black Friday de 2024 traz, portanto, uma oportunidade de crescimento renovado para o setor e reforça a importância de operações robustas para atender a demanda.

Reforço temporário e concursos públicos

Para suprir a alta demanda, os Correios planejam expandir temporariamente seu quadro de colaboradores terceirizados em aproximadamente 10%, medida que, segundo Penha, deve ser complementada por um concurso público em andamento.

Atualmente, 35% do efetivo da estatal é composto por funcionários terceirizados, especialmente acionados em períodos de grande movimentação como o fim do ano.

“Da população que faz postagem conosco no balcão das nossas agências — distribuídas nos 5.570 municípios brasileiros — até o grande cliente do varejo internacional, que está fazendo venda no marketplace, e do varejo doméstico, que são os objetos que estão aqui nos sellers nacionais [lojas virtuais que vendem seus produtos em marketplaces ou shoppings virtuais], [todos] são atendidos por canais diferentes, mas a logística de entrega, o prazo ofertado e o acompanhamento dos objetos seguem o mesmo padrão”, concluiu Penha.

Com uma operação robusta e estratégias de segurança aprimoradas, os Correios buscam atender a alta demanda da Black Friday, apoiando o crescimento do e-commerce brasileiro e garantindo que cada entrega aconteça de forma ágil e segura.

Imagem: Marcos Oliveira / Agência Senado.

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo