Notícias

Lula se compromete a erradicar a fome no país até o fim do mandato

Em um compromisso marcante durante o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que seu governo tem como prioridade erradicar a fome no Brasil até o final do mandato, em 2026. A afirmação foi feita no último dia do evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, e reforça a luta do governo contra a desigualdade e a pobreza, um tema central da presidência brasileira no G20.

Leia mais: Acusações falsas acusam o Governo Lula de desviar dinheiro do Bolsa Família; entenda

Compromisso com o fim da fome no Brasil

fome
Imagem: panitanphoto / Shutterstock.com

No último sábado (16) no Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorreu no Rio de Janeiro, o presidente Lula fez uma promessa contundente aos brasileiros que ainda enfrentam a fome.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, afirmou com determinação.

O evento, que encerrou a programação do G20 Social, foi uma oportunidade para Lula reforçar a importância da luta contra a fome e a pobreza, temas que marcaram sua gestão.

“O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida.”, completou.

O presidente destacou que até o momento, 24 milhões de brasileiros foram retirados da situação de insegurança alimentar, e até o fim de seu mandato, a expectativa é de que o Brasil seja completamente livre da fome.

A luta no cenário global: G20 e a visibilidade da fome

A erradicação da fome foi um dos principais temas discutidos durante o G20 Social, evento que reuniu representantes de diversos movimentos sociais e organizações não governamentais. Lula ressaltou que a fome não deve ser encarada apenas como uma questão social temporária, mas sim como um problema estrutural que precisa de atenção contínua.

“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, declarou o presidente.

O G20, que reúne as principais economias do mundo, se prepara para a cúpula dos líderes, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro. A presidência brasileira tem defendido a necessidade de políticas públicas globais que garantam segurança alimentar para todos.

Cultura e música contra a fome

O Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza também foi uma celebração cultural, com apresentações de artistas como Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém e muitos outros.

O evento teve como objetivo unir a música e a cultura à causa social, sensibilizando ainda mais a população sobre a importância de erradicar a fome no Brasil e no mundo.

Fonte: Agência Brasil

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo