INSSCalendários de ProgramasNotícias

INSS libera pagamentos de novembro; veja quem recebe primeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira, 25 de novembro, a liberar os pagamentos da folha do mês para aposentados, pensionistas e outros beneficiários. Com um calendário escalonado que se estende até 6 de dezembro, o órgão mantém a organização para atender milhões de segurados em todo o Brasil. Este artigo detalha quem recebe primeiro, como consultar os valores e desmente informações falsas que têm circulado sobre o benefício.

Leia mais: Direitos dos herdeiros no INSS: Como funciona a herança da aposentadoria?

Calendário de pagamentos de novembro

O pagamento segue um calendário baseado no número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos começam em 25 de novembro e vão até 6 de dezembro. Já os segurados que ganham acima do mínimo iniciam os recebimentos em 2 de dezembro, seguindo um cronograma diferente:

  • Até um salário mínimo:
    • Final 1: 25 de novembro
    • Final 2: 26 de novembro
    • E assim sucessivamente até o final 0: 6 de dezembro.
  • Acima de um salário mínimo:
    • Finais 1 e 6: 2 de dezembro
    • Finais 2 e 7: 3 de dezembro
    • Finais 3 e 8: 4 de dezembro
    • Finais 4 e 9: 5 de dezembro
    • Finais 5 e 0: 6 de dezembro.

Se houver feriados, o pagamento será realizado no próximo dia útil. Além disso, os valores podem ser sacados até 60 dias após o crédito na conta. Após esse prazo, o dinheiro retorna ao INSS.

Pagamentos no Rio Grande do Sul seguem modelo especial

calendário INSS
Imagem: Reprodução / Gov.br

Os beneficiários do Rio Grande do Sul, estado que permanece em calamidade pública devido às enchentes de maio, continuam recebendo seus pagamentos no primeiro dia do calendário, independentemente do final do cartão.

Essa medida visa amenizar os impactos financeiros das tragédias climáticas.

Quem tem direito ao 13º salário?

O INSS também contempla, em novembro, beneficiários com direito ao 13º salário. A medida abrange:

  • Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentados;
  • Pensionistas por morte;
  • Beneficiários de auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho.

Por outro lado, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono.

Os segurados que começaram a receber benefícios a partir de junho terão o 13º proporcional incluso em parcela única no pagamento mensal. Essa regra abrange mais de 2 milhões de pessoas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Como consultar o valor do benefício?

Os segurados podem verificar os valores e detalhes dos pagamentos de forma simples:

  1. Central 135: Disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar CPF e responder a perguntas de segurança;
  2. Aplicativo ou site Meu INSS: Após login no portal Gov.br, clique na opção “Extrato de pagamento” para acessar todas as informações.

Essas ferramentas também ajudam a evitar fraudes e a garantir que o beneficiário tenha acesso direto aos seus dados.

Esclarecimentos sobre boatos

O INSS alertou que rumores sobre o pagamento de um suposto 14º salário ou uma folha extra do 13º não procedem. “Essas informações não são verdadeiras”, enfatizou o órgão. Para evitar confusões, é essencial buscar informações diretamente nos canais oficiais.

Com um cronograma detalhado e ferramentas acessíveis para consulta, o INSS reforça sua responsabilidade em atender os milhões de beneficiários que dependem da previdência. Além disso, desmentir boatos e informar corretamente é essencial para proteger os segurados e manter a transparência no processo.

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo