Imposto de RendaNotícias

Imposto de Renda: lote da malha fina é depositado pela Receita nesta sexta-feira

A Receita Federal inicia nesta sexta-feira (29) o pagamento de um novo lote de restituições para contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda, mas regularizaram suas pendências. Ao todo, mais de 220 mil pessoas serão contempladas com um montante total de R$ 558,8 milhões. Este lote destaca-se por beneficiar grupos prioritários e contribuintes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, marcando um avanço no processo de restituição para aqueles que corrigiram suas declarações.

Leia mais: Leilão da Receita Federal: Iphone, Playstation e mais itens à venda, participe!

Quem está na lista de contemplados?

Neste lote residual, 221.597 contribuintes receberão suas restituições, sendo R$ 306,9 milhões destinados a categorias prioritárias. Essas categorias incluem idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e contribuintes do Rio Grande do Sul afetados por enchentes recentes. Veja como os grupos prioritários foram distribuídos:

  • 88.246 contribuintes que informaram chave Pix vinculada ao CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida;
  • 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 8.898 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
  • 4.802 idosos acima de 80 anos;
  • 3.570 pessoas com deficiência ou doenças graves.

Outros 73.151 contribuintes, que não se enquadram nas categorias prioritárias e não informaram chave Pix, também estão incluídos neste lote.

Como consultar a restituição?

receita federal
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Desde o dia 22 de novembro, os contribuintes podem verificar se foram contemplados acessando o site oficial da Receita Federal. Siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o portal Receita Federal;
  2. Clique em Meu Imposto de Renda;
  3. Selecione a opção Consultar a Restituição.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.

Pagamento: como e quando acontece?

Os valores serão depositados diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF, informada na declaração do Imposto de Renda.

Caso a restituição não seja creditada devido a problemas na conta bancária, como desativação, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.

Como resgatar valores não depositados:

  • Portal BB: Agende o crédito em uma nova conta;
  • Central de Relacionamento: Ligue para os números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Após um ano sem resgate, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando a seção Declarações e Demonstrativos e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

O que fazer se não fui contemplado?

Quem não foi incluído neste lote pode acessar o e-CAC para verificar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição.

A Receita Federal reforça a importância de manter as informações atualizadas e corrigir eventuais erros na declaração para evitar atrasos no recebimento da restituição.

Com a agilidade no pagamento e inclusão de novos grupos prioritários, a Receita Federal busca garantir que contribuintes recebam seus valores de forma eficiente e transparente, fortalecendo o compromisso com os cidadãos.

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA. Estruturadora de textos nos portais Seu Benefício Digital e Benefícios para Todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo